Discografia
-
Comemorando 20 anos de carreira em 2022, o cantor e compositor Dudu Nicácio lança “Vida em Movimento”.
O álbum se constrói sobre a matéria do cotidiano e da vida em sociedade, uma marca já forte na trajetória artística de Dudu, que faz do samba sua linguagem de expressão e das questões socioambientais o seu norte de trabalho. Além de compositor dedicado ao samba, Dudu é doutor em Direito, com livros publicados sobre teoria da justiça e um extenso trabalhando pela defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.
Leia Mais -
Bloco criado por Dudu Nicácio para o público infantil lança primeiro álbum em que cada canção é acompanhada por uma animação
Leia Mais -
Oceano Brilhante é um reencontro de Dudu Nicácio com o samba, bandeira que o compositor carrega há muitos anos para expressar sentimentos, melodias, ideias e desejos que lhe são caros e o movem em seu dia a dia.Apesar do caráter minimalista do CD, Dudu contou com a companhia de vários nomes importantes da cena musical brasileira, como: Thiago Delegado (que produziu, arranjou e tocou violão 7 cordas), Robson Batata (que se desdobrou em vários batuqueiros fazendo ao vivo toda a cozinha do disco), mestre Moacyr Luz (considerado por Dudu "o mais querido dos queridos sambistas!"), Giselle Couto (que além de ter contribuído com a preparação vocal do trabalho, participou cantando na faixa Meu Mito)
Leia Mais -
Dedicado à temática carnavalesca, o CD autoral passeia entre vários ritmos. Frevos tradicionais se misturam a levadas dançantes do ijexá, passando pelo suingue do axé e caindo no samba, porto-seguro de Dudu Nicácio, que dedicou ao gênero seus últimos trabalhos.
Por sugestão do produtor Leo Moraes, o disco foi todo arranjado pela banda de rock "A fase rosa" (Rodrigo Magalhães - baixo, Fernando Monteiro - bateria, Thales Silva e Rafael José - guitarras) e surpreende pela sonoridade extremamente brasileira, transitando com liberdade entre a tradição e a modernidade.
Leia Mais -
CD Dudu Nicácio - Pra cidade cantar (2012)
Acertar a mão é aquela coisa de cozinheiro bom (ou sortudo), das doceiras do interior de Minas, da receita volátil que já vira sorriso quando chega à boca. Como a música não é quitute e o ditado lembra que “há gosto pra tudo”, acertar a mão em um álbum de composições próprias, especialmente o primeiro, não depende apenas do dom, é tarefa de muita paciência ou paixão pelo esquema. Há aqueles que cozinhem mais tempo a composição das canções e há os outros que se dediquem mais aos arranjos.
Leia Mais -
“Dois do Samba é o encontro das águas do mineiro Dudu Nicácio e do carioca Rodrigo Braga. Resume, como nenhum outro, o espírito de compadrio e cumplicidade destes tempos.
Traz, na origem, o sentimento do samba como arte do encontro e do compartilhamento – a exemplo de dobradinhas clássicas como as de Baden Powell e Paulo César Pinheiro, de Baden e Vinicius, Wilson Moreira e Nei Lopes, Moacyr Luz e Aldir Blanc.
Leia Mais -
CD Leopoldina e Dudu Nicácio (2005)
Trabalho de apresentação do compositor mineiro Dudu Nicácio no cenário fonográfico brasileiro, ao lado da cantora Leopoldina.
Produzido de forma independente, o disco é o resultado de uma longa convivência pessoal e musical entre Leo, Dudu e toda a equipe envolvida no processo (letristas parceiros, músicos, arranjadores, produtores musicais). Um trabalho de síntese da diversidade de influências e orientações que marcam suas trajetórias.
Leia Mais -
Dudu Nicácio é responsável pela idealização, direção artística e curadoria da "Coletânea Choro Livre - Volume 1". Especialmente produzido para registrar o momento importante de efervescência da cena de choro na cidade de Belo Horizonte, o álbum traz um belo retrato da recente produção fonográfica dos grupos e artistas mineiros que se dedicam a esse gênero musical.
Leia Mais -
CD Sambarroco - Vander Lee (2012)
A música Sambarroco, que dá título ao disco do compositor mineiro Vander Lee que passeia pelo universo do samba, lançado em 2012, é uma parceria de Vander Lee com Dudu Nicácio.
A dobradinha entre os dois compositores se repete também na faixa "Jogo de Final" do CD Pra cidade cantar de Dudu Nicácio e em algumas outras canções inéditas.
Leia Mais -
CD Sambêro - Mestre Jonas (2010)
Mestre Jonas foi um dos parceiros mais constantes de Dudu Nicácio. Em seu único disco, lançado em 2010, o "compositor das 1000 melodias" gravou duas parcerias com Dudu Nicácio: Bacuri ri (interpretada pela cantora Titane) e Macaia (interpretada por Silvia Gommes). As duas canções integram um musical inédito composto por Dudu Nicácio e Mestre Jonas, em 2004, chamado Macaia.
Leia Mais -
O CD de estreia do multi-instrumentista e compositor Antonio Loureiro traz uma parceria com Dudu Nicácio: a faixa "Roda Gigante". Os dois compositores são parceiros em outras canções como "Ponto Cego" e "Relativo".
Leia Mais -
Em seu disco Ana, lançado em 2008, com repertório da nova cena musical mineira, a cantora Titane gravou a canção Lira pra Viagem dos irmãos Camila e Dudu Nicácio. Amiga dos pais dos compositores, a cantora, além de conterrânea de Dudu, sempre foi uma grande referência e incentivadora do artista.
Leia Mais -
A banda qUEbRApEdRA, formada por jovens músicos que se destacam no cenário da música e da arte em Minas Gerais - Leonora Weissmann (voz), Rafael Martini (piano, violão e voz), Pedro Maglioni (contrabaixos), Mateus Oliveira (vibrafone e percussão) e Edson Fernando (bateria e percussão) -, gravou em seu primeiro CD, lançado em 2010, a canção "Roda Gigante", parceria de Dudu Nicácio com Antonio Loureiro.
Leia Mais -
Coletânea Brasileiríssima (2009)
A música "Samba Morena" de Dudu Nicácio e Rodrigo Braga foi inserida na Coletânea Brasileiríssima, em 2009.
Leia Mais